07 junho 2010

ADMIRO GENUINAMENTE A SINALÉTICA QUE SE PODE ENCONTRAR NAS VIAS DE COMUNICAÇÃO.

Quando, há uns tempos, tirei a carta sabia uns quantos sinais de trânsito e, após algumas coimas, compreendi mais alguns.
O que me fascina em toda essa sinalética é supor que, um grupo de seres humanos se reuniu e presumiu que, num espaço tão reduzido, usando sobretudo pictogramas, se consegue descrever todo o tipo de situações que podem ocorrer quando se circula nas vias públicas.

Por outro lado é interessante pensar que, esses mesmos seres humanos, confiavam verdadeiramente que, todos os outros seres humanos encartados e transeuntes, iriam cumprir com todas essas recomendações e/ou proibições.

Essa nobre presunção na qual, antes da primeira coima, também acreditava piamente, caiu por terra quando não cumprimos aquilo que tinha sido estabelecido surgindo então a necessidade de inventar as… coimas.

Parece que já tinha acontecido o mesmo aquando da expulsão do paraíso, surgindo então a necessidade de inventar o… pecado e depois foi o que foi….e por aí adiante. Por causa disso, actualmente, temos que receber o Papa de vez em quando (Acho que consegui, com uma notável capacidade de síntese, resumir o antigo testamento e o novo, bem como 2000 anos de religião cristã, num parágrafo!).

Num exercício rápido, e tendo por base tudo aquilo que todos os dias se vê nas estradas deste país, noto que faltam ainda algumas centenas de sinais concluindo que, a missão desses notáveis pensadores é nobre, mas impossível. Assim, numa clara tentativa de ajudar que colmatar essas lacunas, sugiro se inventem mais alguns sinais que proíbam:

- A circulação a mais de 120Km/hora, excepto se forem cidadãos fundamentais para a administração do país. (evita ausências em inaugurações, reuniões e manifestações);
- A condução com os joelhos, mesmo pensando que isso é normal, para ululadores que se chamam António e que têm músicas intituladas "Chama o António".(evita entrevistas nas televisões em que se digam palavrões);
- O fornecimento do jornal diário gratuito, que era suposto só se ler no Metro, a automobilistas. (previne conspurcações);
- A condução enquanto se lê o jornal diário gratuito, que era suposto só se ler no trajecto do Metro (previne colisões):
- A automobilistas do sexo feminino de fazer aqueles trejeitos com os lábios enquanto colocam batom, sobretudo de manhã. (previne distracções);
- A automobilistas do sexo masculino de fazer aquele trejeito com os lábios enquanto colocam batom, sobretudo ao cair da noite. (previne confusões, depressões e futuras castrações);
-O estacionamento a automóveis que arrebentem (evita, como o próprio nome indica, explosões).

Esta última pode ser a sugestão mais estrambólica mas confesso que não é original. Foi vista no país que recentemente visitei. Parece que alguns Estados estão já muito à frente e começaram a introduzir, sinalética de prevenção rodoviária criminosa. Aqui estão alguns exemplos (as fotos foram tiradas em andamento porque não tive coragem de estacionar ali. Um elemento do meu grupo, fumador, levava um isqueiro e, bem próximo, havia um depósito quase cheio de gasolina que nos acompanhava na viagem):




Mas não tenho bem a certeza se seja só isso que esta sinalética queira dizer e, como afirmei antes, já passou algum tempo desde que tirei a carta, pelo que necessito de alguma ajuda.

A presença deste sinal este sinal significará:
- A proibição de estacionamento nesta rua, por qualquer motivo pertinente, a automóveis ligeiros que transportem bombas mas que, noutra ao lado, já não há problema ou;
- A proibição de circulação nesta rua, por qualquer motivo pertinente, a automóveis ligeiros que transportem bombas obrigando-os a circular noutras ou;
- Proibida a circulação ou o estacionamento a automóveis ligeiros que expludam por qualquer motivo pertinente ou não.

Vamos pois todos esperar que os automobilistas que transportem tais mercadorias nesse país sejam um pouco mais civilizados que outros, e que cumpram à regra, por qualquer motivo pertinente, este sinal indo estacionar ou circular bem longe...de qualquer pessoa!

4 comentários:

  1. Houve um dia alguém que disse que conduzir não é fácil, mas que o ser humano ainda o dificulta mais, "lendo o jornal"; "pintando os lábios", "fumando", "falando ao telemóvel", etc...verdadeiras proezas dignas de um espectáculo circense.
    Quanto a esse sinal, nunca tinha visto um igual.
    Gostei muito deste teu texto.
    Bjs Catarina

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina. É na verdade um autêntico circo mas sem apresentador que nos diga "O número é perigoso"...Obrigado!

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que é:

    - Proibida a circulação ou o estacionamento a automóveis ligeiros que transportem pavões no tejadilho.

    ResponderEliminar
  4. Por isso é que a sensibilidade feminina é fundamental, para equilibrar a nossa perspectiva do mundo! Os homens, num claro défice estético, só vêm explosões e violência...:) Obrigado Gingerbread por pacificar este post...Bjs!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...