22 novembro 2010

O bom vinho de "Maltália"

Todos sabemos que Malta é um estado bem pequenino e simpático. Todos sabemos que não têm muito espaço para grandes propriedades agrícolas. Mas têm vinhos. E até exportam em quantidade. Mas então onde é que cultivam as uvas? A resposta está nesta garrafa de um bom vinho maltês que bebemos num célebre jantar em La Valletta.

Pois as uvas são recolhidas em Itália e as remanescentes fases da produção são ultimadas em Malta. Agora imagine-se a logística da coisa, embarcações tina com cachos de uvas acabadas de colher a navegar no Mediterrâneo para serem espezinhadas por “agricultores” malteses, que não as cultivam, podendo, a partir do momento em que se mescla com a bromidrose das extremidades inferiores das perna maltesas, chamar-se vinho de Malta…

Mas se pensarmos bem já os célebres cavaleiros da ordem de Malta não eram malteses! E a ordem tem sede em Roma.
E o gato maltês que tocava piano e falava francês era da Escandinávia e foi trazido pelos Viquingues. E como é que tocava piano? E francês… se nem sequer é língua oficial em Malta. Nem na Escandinávia!

E a febre de Malta? Que pode ser transmitida por produtos lácteos e em qualquer país?

Ah! Agora que me lembro, o nosso “vinho do Porto” é envelhecido em Gaia mas as uvas são oriundas  da zona da Régua…Bem é melhor ficar por aqui… É que estes mistérios são difíceis de desvendar e o texto já vai longo!

Boa noite e divirtam-se pois “o que é preciso é animar a malta”! E um brinde a Malta terra de gente simpática!

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...